Serviços de Contabilidade - Consultoria Fiscal - Peritagens Contabilísticas


Notícias

All news

IVA-REGIME DE CAIXA - FICHEIRO SAF-T-PT - EMISSÃO DE RECIBOS

2013-09-17

Empresas que não se encontram na obrigação ou não desejam aderir ao regime "IVA-REGIME DE CAIXA"

Se receberem dos vossos clientes a comunicação de que passaram a estar abrangidos pelo "IVA - Regime de Caixa" a partir de 01/10/2013 ou a partir de 01/01/2014, são obrigados a emitir a esses clientes o seguinte:

 RECIBOS DA SÉRIE "RIC" das facturas que emitiram a estes clientes, dependendo da adesão desses clientes ao "Iva - Regime de Caixa" das facturas que lhes emitam a partir de 01/10/2013 ou 01/01/2014, mencionando nos mesmos "Iva - Regime de Caixa".

FICHEIRO SAF-T-PT: O ficheiro (nova versão) a partir de 01/10/2013 vai incluir os recibos emitidos.

EMISSÃO DE RECIBOS: Dado o controlo que vai existir, informamos que os recibos têm que ser emitidos obrigatoriamente com a data do talão de depósito ou da transferência bancária, pelo que devem verificar diariamente se nas contas DO existem transferências dos clientes para poderem emitir os mesmos. Se existirem valores a recuperar de emissão de recibos, devem fazê-lo durante o mês de Setembro.

FICHA DO CLIENTE: Deve ter a indicação de que o cliente em causa está no "IVA - Regime de Caixa" para que, quando se emita o recibo, este esteja configurado na série "RIC".

 

Ficamos ao dispor para qualquer informação adicional.

 

A presente informação é prestada de forma geral e abstracta não devendo servir de base para qualquer tomada de decisão sem assistência profissional qualificada e dirigida ao caso concreto.

O conteúdo não pode ser reproduzido no seu todo ou em parte, sem a expressa autorização do editor. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre esta informação contacte os n/ técnicos.

Facebook Twitter DZone It! Digg It! StumbleUpon Technorati Del.icio.us NewsVine Reddit Blinklist Add diigo bookmark